top of page

Não é permitido receber o BPC junto com Bolsa Família?

21/07/25, 15:00

Bolsa Família e BPC , entenda as mudanças doo novo decreto

O Governo Federal publicou o Decreto nº 12.534, de 25 de junho de 2025, com mudanças importantes nas regras do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e no Cadastro Único. As atualizações visam melhorar a gestão do programa, garantir maior controle no repasse dos recursos e ampliar o acesso de quem realmente precisa. Entre as principais mudanças estão a permissão para que duas pessoas da mesma família recebam o BPC, a proibição do acúmulo com outros benefícios e o fim da revisão obrigatória a cada dois anos.

Não é permitido receber o BPC junto com Bolsa Família ?

O que diz o Decreto nº 12.534, de 25 de junho de 2025


O novo decreto altera as regras do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do Cadastro Único. O BPC garante um salário mínimo por mês para pessoas com deficiência e idosos de baixa renda. ( Sendo esta considerada renda per capta igual ou inferior a 1/4 do salário mínimo). As mudanças foram publicadas no Diário Oficial da União e , segundo o Governo, têm como objetivo melhorar a gestão do programa.

E a principal pergunta que os usuários e profissionais estão se fazendo é: Não é permitido receber o BPC junto com Bolsa Família ?

Na verdade no decreto não é desta forma que está exposto, porém ao ler na íntegra pode perceber que agora o valor do Bolsa Família entra no Cálculo da renda percapta familiar.



Principais mudanças:


  • Dois beneficiários na mesma casa: Agora, duas pessoas da mesma família podem receber o BPC, se cumprirem os critérios exigidos.


  • Proibição de acúmulo com outros benefícios: Não é permitido receber o BPC junto com , seguro-desemprego ou outros auxílios sociais na mesma família.


  • Renda familiar: O limite de renda por pessoa da família continua sendo de até 25% do salário mínimo.


  • Fim da revisão obrigatória a cada dois anos: A revisão do BPC não será mais feita automaticamente a cada dois anos, mas poderá ser feita a qualquer momento se houver dúvida nas informações.


  • Calendário de pagamento: O pagamento segue o número final do cartão do beneficiário, começando em 24 de junho (final 1) e indo até 7 de julho.


O que achou dessa mudança?

Produtos relacionados

bottom of page